Friday, June 19, 2015

Caterina Valente visits Clementina de Jesus

Clementina de Jesus interacts with Caterina Valente - 15 March 1989.
Clemetina & Caterina in Rio de Janeiro - 1979.
Rosinha de Valença & Caterina Valente play their guitar while waiting to be filmed.
Martinho de Vila & Caterina Valente, March 1979. 



Caterina & Martinho da Vila. 
Manchete.


Rio de Janeiro's daily 'O Globo''s review of Caterina Valente's album with Luis Bonfá. 

Como a tentação de reproduzir o que escrevemos na contra-capa deste LP é absolutamente irresistível e como é bem possível que talvez não disséssemos agora o que dissemos ao nosso 1o. contato com o disco, uma vez que - em última análise - estaríamos repetindo-nos, acreditamos que o melhor comentário que possamos fazer do LP é reavivar os trechos principais do nosso texto. 

Dissemos na contra-capa que o LP representa uma expressa vitória das carreiras de Caterina Valente e Luis Bonfá. Na de Caterina, que com ele ratifica estupendamente sua posição de mais completa e mais versátil cantora internacional da atualidade. E na de Bonfá, que depois de ver inúmeras de suas composições gravadas por dezenas de celebridades - como Stan Getz, Gary McFarland, Vince Guaraldi, Dalida, Sacha Distel, Cal Tjader e tantos outros - tem agora uma coletânea de seus melhores sambas - em sua maioria escritos em parceria com Maria Helena Toledo - perpetuados por esta fabulosa cantora que é Caterina Valente, em PORTUGUÊS. Sim, porque Caterina canta mesmo em nosso idioma - e com uma pronúncia bem razoável - as composições que Bonfá selecionou. 

O disco - que não poderá deixar de figurar como um dos mais importantes entre os de musica brasileira gravados no exterior - é da 1a. à ultima faixa um festival para o sentido auditivo. Caterina parece que já conhecia os sambas de Bonfá há anos, tal a naturalidade, a 'aisance' (ease / facilidade) de que se reveste a sua vocalização. Fazendo alarde de sua belíssima e super-afinada voz, a estrela européia presentei-a nos com interpretações verdadeiramente esplêndidas, nas quais seu 'feeling', musicalidade e excepcional categoria técnica não podem deixar de impressionar o entusiasta da moderna musica brasileira. Mas, se não se pode deixar de exaltar esse carinho, essa dedicação, esse esforço de Caterina no sentido de se integrar na música de Bonfá, de maneira alguma poderá também passar desapercebido o extraordinário trabalho do compositor e guitarrista, que obteve dos músicos e ritmistas do maestro Addy Flor - cujos arranjos estão uma beleza, diga-se de passagem - um nível de abrasileiramento verdadeiramente surpreendente. 

Depois que o disco termina, fica-se duvidando que ele tenha sido gravado mesmo na Alemanha, a milhares e milhares de kilometros do Beco das Garrafas, na Rua Duvivier. Era o dedo de Bonfá atuando não apenas no seu puríssimo e sempre inspirado violão, mas sobretudo na fixação do clima, da 'ambience' acentuadamente brasileira que domina todo o LP. Em matéria de abrasileiramento, talvez este seja um trabalho único em toda história do disco popular. 

Nosso abraço caloroso a Bonfá - que deveria receber uma medalha pelo seu incansável trabalho de promoção de nossa música no exterior - à sua parceira Maria Helena Toledo e a essa extraordinária Caterina Valente, um dos maiores prodígios da musica popular. 

Desconfiamos que o LP estará todo nas listas dos 10 mais, no fim do ano.  


1 comment:

  1. Excelente Material disponibilizado por você, sobre Caterina Valente, Parabens pelo acervo.abraço.

    ReplyDelete